Você adora gatos, mas todos falam que ele transmite toxoplasmose, o que fazer? IGNORE!
As chances de você pegar toxoplasmose do seu gato são mínimas. Quase impossível, a não ser que você coma o cocô seco dele no exato momento em que ele estiver eliminando o ovo do protozoário nas fezes. Nossa, nesse caso, você será muito azarado, porque isso ocorre poucas vezes. Seria como acertar na loteria, só que ao contrário, o cúmulo do azar e da falta de higiene.
Então, não dê ouvidos para as pessoas que não gostam de gatos e dizem que eles são os vilões. Puro preconceito e falta de informação. Na verdade, essas pessoas não gostam, porque nunca tiveram a companhia de um gato, pois eles são carinhosos e muito companheiros.
O gato pode transmitir outras doenças, como qualquer ser vivo, mas para transmitir, ele precisa antes pegar. Então, mantenha o seu gato em casa. Evite que ele tenha acesso à rua e tenha contato com gatos doentes. Vacine, dê vermífugo regularmente, evite que ele cace, não dê carne crua ou mal passada para ele comer e sempre procure orientação com o veterinário da sua confiança, de preferência, um profissional habituado a tratar gatos. SURPRESA! Sim, vou contar um segredo, nem todos os veterinários sabem atender gatos! Aprendemos na faculdade, mas poucos gostam ou sabem realmente atender um felino, pois eles são muito especiais e diferenciados. Fica a dica!
Falarei sobre as outras doenças que o gato pode transmitir às pessoas nos próximos posts, mas não se preocupe, com os cuidados certos você e seu gato estarão sempre seguros e felizes.
Convivi com gatos a minha vida toda. Atendo gatos todos os dias há 25 anos e estou aqui escrevendo este post. Depois desse tempo todo, continuo amando gatos.
Mas afinal, como se pega TOXOPLASMOSE?
- A forma mais comum é comendo carnes, bovina, suína ou de aves, crua ou mal cozida, contendo os oocistos do protozoário. Isso ocorre porque o ambiente onde esses animais se alimentam pode estar contaminado com fezes de gato. Ao ingerir o alimento contaminado, o oocisto fica em alguma parte do corpo do animal, principalmente na musculatura.
- A forma mais grave de infecção é a transmissão transplacentária, quando a mãe transmite a doença para o seu bebê durante a gravidez. Nessa forma de infecção podem ocorrer malformações fetais e aborto. O aconselhado é que mulheres grávidas evitem manipular as fezes do gato.
- Ingerindo legumes e verduras mal lavados que estejam contaminados com fezes de gatos.
- Pessoas que que trabalham com jardinagem, que manipulam terra ou areia contaminadas com os oocistos do protozoário devem sempre lavar bem as mãos, principalmente antes de se alimentar, pois essas pessoas podem, acidentalmente, levar à mão à boca. As crianças que brincam em caixas de areias, o ideal é manter esses lugares sempre cobertos para evitar que os gatos defequem.
- Caso coloque a mão no cocô do gato, lave bem as mãos e também não se alimente sem antes lavar bem as mãos, ou seja, hábitos de higiene normais evitam não só a toxoplasmose, como muitas outras doenças, inclusive às que as pessoas transmitem para você.
Agora você já sabe como se pega a doença, mas existem outras informações importantes que você também deve saber:
- A infecção (contato com o parasita) não causa, necessariamente, a doença. Para isso, é necessário que o sistema imunológico esteja debilitado, como muitas vezes ocorre com pacientes idosos, portadores de HIV e transplantados.
- Nem todos os gatos têm toxoplasmose. Na verdade, são poucos os que apresentam a doença.
- Nem todos os gatos podem transmitir a toxoplasmose através da eliminação de oocistos nas fezes. Quando o fazem, é por um curto período de tempo, e geralmente só nas primeiras semanas de vida.
- Os oocistos de T. gondii que são eliminados nas fezes não são capazes de causar a doença imediatamente. É preciso que as fezes contaminadas permaneçam no meio ambiente por alguns dias para que os oocistos esporulem, só então, estes se tornarão infectantes.
Então, agora que você já sabe a verdade, diga para àquelas pessoas que condenam os gatos devido à Toxoplasmose, que não se preocupem, dificilmente você vai comer o cocô seco do seu gato!
Na foto, Pedro, meu gato. Está sempre comigo e me ajudou a escrever este post.
Qualquer dúvida escreva!
Tem interesse em outro assunto, pergunte! Tentarei responder o mais rápido possível!