Cães e gatos podem desenvolver neoplasia (tumores) em quase qualquer parte do corpo, e é por isso que os sintomas variam dependendo dos tecidos e órgãos envolvidos e da gravidade da neoplasia. Quando observar algum dos sintomas abaixo, não espere, consulte.
- Inchaços incomuns que não desaparecem ou que crescem – A melhor maneira de descobrir caroços, inchaços ou inchaço em seu cão ou gato é fazendo carinho nele..
- Feridas que não cicatrizam – podem ser um sinal de infecção ou câncer e devem ser avaliadas pelo seu veterinário.
- Perda de peso – Doença pode ser a razão pela qual seu animal de estimação está perdendo peso.
- Perda de apetite – Relutância ou recusa em comer é outro sinal de possível doença.
- Sangramento ou corrimento – O sangramento pode ocorrer por várias razões, a maioria das quais sinaliza um problema. Vômitos e diarreia inexplicados também são considerados descargas anormais.
- Cheiro ofensivo – Um odor desagradável é um sinal comum de tumores do ânus, boca ou nariz.
- Dificuldade em comer ou engolir – Este é um sinal comum de câncer de boca ou pescoço.
- Relutância ao exercício ou baixo nível de energia – Este é frequentemente um dos primeiros sinais de que um animal de estimação não está se sentindo bem.
- O animal manca de forma persistente – Pode haver muitas causas de claudicação (manca), incluindo câncer de nervo, músculo ou osso.
- Dificuldade em respirar, urinar ou defecar – Esses sintomas devem ser avaliados pelo seu veterinário o mais rápido possível.
Muitos destes sintomas também ocorrem com outros distúrbios e doenças, mas independentemente disso, qualquer animal de estimação que apresente um ou mais desses sinais precisa de atenção veterinária imediata. Como acontece com qualquer doença, quanto mais cedo o seu cão ou gato é diagnosticado, melhores as chances de um resultado positivo.