MALASSEZIA
A Malassezia é um tipo de fungo (levedura) que faz parte da pele normal dos cães e tem como principal característica, a afinidade pela gordura. Esse fungo é um importante oportunista, ou seja, ele se aproveita de outras infecções para proliferar. Encontrado principalmente nos condutos auditivos e pele, mas também pode ser encontrado no reto (início do intestino), glândulas ad-anais, pescoço, axilas e vagina em cães.
A Malassezia é o microrganismo mais comum isolado de cães com otite externa ou dermatite. As otites causadas por Malassezia são de difícil controle e grande recorrência.
A doença não é considerada contagiosa para outros animais ou para humanos.
A malassezia, embora prefira a gordura para proliferar, ela não depende disso para se desenvolver, mas a proliferação da malassezia é muito maior nas partes do corpo que apresentam maior umidade e gordura.
Existem descrições que sugerem que a mudança de estação, temperatura e umidade podem favorecer a proliferação da levedura na pele e talvez as condições secas possam dificultar o crescimento da mesma.
Causas
Os fatores que levam ao supercrescimento desse tipo de fungo e consequente dermatite ou otite, permanecem um pouco indefinidos. Alterações no microclima cutâneo superficial ou as defesas do animal podem permitir que esse microrganismo, habitante normal da pele, torne-se um patógeno significativo.
Fatores que predispõem à infecção
- Distúrbios de queratinização (excessiva produção de sebo ou cerúmen).
- Acúmulo de umidade e subsequente rompimento da barreira cutânea.
- Doenças de base como alérgica ou bacteriana.
- Administração prolongada de corticoide e antibióticos.
Raças mais afetadas
A doença causada por esse fungo ocorre em qualquer idade ou raça, mas algumas raças parecem estar mais predispostas, entre elas: Shih Tzu, West Highland White Terrier, Chihuahua, Poodle, Shetland, Sheepdog, Collie, Pastor Alemão, Maltês, Lhasa Apso, Cocker Spaniel entre outros. Esta predisposição racial pode estar relacionada a uma deficiência na resposta do linfócito T (célula de defesa) ao fungo, além disso, muitas dessas raças são igualmente predispostas a dermatite atópica (doença alérgica de pele).
Sintomas
- Coceira moderada a intensa, que leva a escoriações.
- Queda de pelos localizada ou generalizada.
- Pele vermelha.
- Seborreia com odor corporal desagradável e rançoso.
- Pele espessada e áspera.
- Nos casos crônicos podem ser observadas pele escura e espessada.
- As lesões podem se desenvolver entre os dedos, parte ventral do pescoço, axilas, região perineal (próximo ao ânus e órgãos genitais) e dobras cutâneas.
- As otites fúngicas são caracterizadas por acúmulo de cerúmen de odor característico e coloração castanha.
Tratamento
No tratamento da malasseziose é importante identificar e controlar a causa da infecção. Nos casos leves, apenas o tratamento tópico com shampoos fungicidas ou para seborreia oleosa podem ser suficientes. Já para os casos moderados ou graves é necessário associar aos banhos com shampoos a uma terapia sistêmica com drogas antifúngicas. Manter o tratamento até a cura das lesões e ausência de fungos no exame citológico, aproximadamente 2 a 4 semanas. Em alguns casos o tratamento pode ser mais prolongado.
Prognóstico
O prognóstico é bom quando a causa é identificada e corrigida. Caso contrário, pode haver a necessidade de banhos regulares com shampoo antifúngico, uma ou duas vezes por semana, para prevenir reincidência.
Orientação
A Malassezia possui um cheiro característico, um odor rançoso, devido a pele gordurosa. O banho normal retira o odor por pouco tempo e logo a pele está oleosa novamente. Sempre desconfie de malassezia em cães que apresentam alterações na pele e ouvidos ao mesmo tempo. Para evitar a proliferação da malassezia evite a umidade da pele e condutos auditivos, isso é fundamental, principalmente em locais como, patas, entre os dedos, axilas, pescoço, região anal e genital. Esses são os locais preferidos da malassezia, pois a umidade e o calor fazem esse fungo proliferar. Vejo muitos casos em cães que tomam banho em casa devido à secagem mal feita. Para as pessoas que preferem não levar o seu cão ao pet shop aconselho comprar um soprador (secador muito potente) somente assim você conseguirá fazer uma boa secagem.