As uvas são tóxicas para os cães, mas a causa exata ainda é desconhecida. Existem suspeitas que a toxicidade ocorre devido ao uso de um pesticida (criolita) que é rico em flúor e outros elementos, como sódio e alumínio.
O que acontece se um cachorro come uvas?
Nos cães, duas coisas podem ocorrer quando comem uvas – ou nada acontece ou podem desenvolver sintomas graves, especialmente quando consumidas em grandes quantidades. Um estudo descobriu que os casos mais fatais de intoxicação por uva ocorrem quando a quantidade ingerida é de 10 a 57 gramas por quilograma de peso corporal. Se o seu cão acidentalmente come uma única uva, pode não acontecer nada, mas se ele comer muitas uvas fique atento aos seguintes sintomas:
- Vômito ou diarreia algumas horas depois de comer
- Perda do apetite
- Abatimento e fraqueza
- Dor abdominal
- Desidratação
- Urina pouco ou não urina
- Mau hálito
- Úlceras na boca e mau hálito
- Tremores
- Convulsões
- Coma
Outra coisa que você deve estar atento é à insuficiência renal, que pode ser fatal para o seu animal de estimação. Vários estudos têm apontado que uma toxina desconhecida em uvas e passas é responsável por induzir insuficiência renal.
Observe que todos os sintomas geralmente aparecem após seis horas e sempre dentro de 24 horas.
Meu cachorro comeu muitas uvas – O que devo fazer?
Se você perceber que seu cão acidentalmente ingeriu uma grande quantidade de uvas, ações imediatas devem ser tomadas para evitar que uma fatalidade ocorra.Veja o que fazer:
- Ligue para o seu veterinário para aconselhamento e intervenção imediata.
- Se você não puder levar o seu cão ao veterinário imediatamente, poderá induzir o vômito administrando peróxido de hidrogênio 3% (água oxigenada menos concentrada) (2 mililitros por quilograma de peso corporal, mas não mais que 45 mililitros) seguido de carvão ativado.
- Para administrar peróxido de hidrogênio, você pode usar uma seringa (sem uma agulha).
- Depois que seu animal de estimação tiver vomitado, leve-o para o veterinário para tratamento com líquido intravenoso agressivo (IV), que é necessário por dois dias para reidratar e reparar adequadamente os rins, juntamente com o monitoramento.
- Se o vômito em casa não for bem-sucedido, seu veterinário irá administrar uma lavagem gástrica para remover as uvas imediatamente e prosseguir para a etapa 4.
Não induza o vômito nas seguintes situações:
- Animal está inconsciente
- Está apresentando problemas para respirar
- Mostrando sinais de angústia ou choque
Se você não tiver certeza de que seu animal de estimação ingeriu uvas, não induza o vômito também.
Em um estudo publicado no Journal of Veterinary Medicine que avaliou a insuficiência renal em 43 cães devido ao consumo de uva, 12% morreram, enquanto 35% tiveram que ser sacrificados devido à falha em responder ao tratamento.
Texto retirado do site da Dra. Karen Becker
Fonte: https://petfoodfacts.mercola.com/fruits/grapes.html