Dieta natural ou ração?
DIETA NATURAL OU RAÇÃO? QUAL A MELHOR?
Muitas pessoas estão optando por fornecer alimentação natural aos seus cães. Acreditam que esta seja uma forma muito mais saudável de alimentar. Existem muitas controvérsias em relação a este assunto.
A maioria das pessoas que defendem a alimentação natural dizem que os cães precisam se alimentar da mesma dieta que seus ancestrais, a base de carne, vegetais e ossos e não de carboidratos ou grãos. Essas pessoas condenam as rações secas devido ao excesso de carboidratos de origem vegetal (arroz, milho, cevada, batata).
Problemas encontrados nas rações:
- Os carnívoros não conseguem metabolizar de forma eficiente os carboidratos, pois o seu pâncreas é incapaz de secretar grande quantidade da enzima que faz a digestão.
- A ração sofre um processamento intenso, é submetida a altas temperaturas, que destroem a maior parte dos nutrientes naturais.
- A ração recebe grandes quantidades de substâncias para melhorar o sabor e conservar o produto por mais tempo.
- Outro motivo é a possível contaminação dos grãos de origem vegetal da ração por micotoxinas.
No entanto, por mais natural que uma dieta possa ser, é praticamente impossível garantir uma refeição balanceada sem o uso de nutrientes sintéticos, como vitaminas e minerais. Os cães necessitam de muitos nutrientes diferentes diariamente e uma dieta natural baseada somente em arroz, vegetais e carnes não vai suprir essas necessidades. Fornecer uma dieta natural desequilibrada causa alterações graves com o tempo.
A dieta natural pode sim ser um alimento mais saudável que a ração, desde que seja formulada por um veterinário nutricionista especificamente para o seu cão. Além disso, antes de introduzir este tipo de dieta é necessário que o cão faça alguns exames, para avaliar se ele possui alguma alteração importante, que possa ser agravada por determinado tipo de dieta. Por exemplo: uma alteração renal, que exige controle de proteína e outros nutrientes da dieta ou apresenta tendência à formação de cálculos urinários, dependendo do tipo de cálculo, algumas dietas podem favorecer a incidência.
Após a formulação da dieta, o acompanhamento através de exames é fundamental para avaliar possíveis alterações hepáticas, renais, entre outras.
Existem muitas formas de fornecer a alimentação natural para o seu cão. Já estão disponíveis comercialmente dietas prontas, que são vendidas congeladas ou resfriadas ou você mesmo pode fazer a dieta do seu cão, escolhendo os ingredientes. Nesse caso, o melhor é fazer um curso para aprender a escolher e preparar os alimentos de forma correta ou ter o acompanhamento de um veterinário nutricionista.
Realmente os benefícios de uma dieta natural equilibrada podem ser muitos, mas exige muito empenho e disciplina do tutor:
- Alimentos naturais não podem ficar à disposição por muito tempo, ou seja, a dieta deve ser oferecida em horários específicos e retirada, caso o cão não coma.
- Necessita de um lugar específico para armazenagem, como um freezer.
- O tutor deve buscar sempre fornecedores que respeitem todas as normas exigidas para a comercialização de alimentos, afinal, o principal objetivo é preservar e melhorar a saúde.
- Caso o tutor opte por preparar o alimento do seu cão, o compromisso é ainda maior, exige tempo e muita disponibilidade para aprender.
Acredito muito que a alimentação natural balanceada pode trazer benefícios para a saúde dos cães, mas infelizmente ainda não é para todos, porque exige comprometimento do tutor e isso, muitas vezes, não acontece.
A ração é o produto mais utilizado pela sua praticidade e equilíbrio de nutrientes. Claro que existem muitas diferenças entre as rações e algumas são de baixa qualidade. As melhores rações são Premium e Super Premium.
Então, respondendo à pergunta realizada no início do texto: o que é melhor? Ração ou alimentação natural? Caso você tenha disponibilidade para fornecer uma alimentação natural equilibrada, ela é uma ótima opção. Caso não tenha, o melhor é oferecer ração premium ou super premium.
NUNCA ofereça dieta caseira desequilibrada, o seu cão apresentará sérios problemas de saúde com o tempo.